Realizou-se nos dias 10 e 11 de junho de 2015 no auditório da FEAAC (Rua Marechal Deodoro, 400) o colóquio internacional intitulado “Política Industrial e de Comércio Exterior Face ao Duplo Processo de Reprimarização/Desindustrialização: Análise Comparada de Brasil/Canadá/México/Argentina”.  

Confira o blog do evento: https://coloquiomapp2015.wordpress.com

O colóquio teve por escopo a promoção do intercâmbio de professores e pesquisadores da América Latina e do Canadá, com o propósito de discutir alternativas de Política Industrial e de Comércio Exterior face à problemática da reprimarização/ desindustrialização no Brasil, Argentina, México e Canadá. A consolidação da rede de pesquisadores permitirá a realização de: i) projetos de pesquisas conjuntos e publicações científicas conjuntas; ii) missões de ensino (docentes); iii) estágios de pesquisa (doutorandos); iv) coorientação de teses; v) cotutelas de teses.

O evento consolida a parceria entre os Programas de Pós- Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) do Curso de Gestão em Políticas Públicas (GEPP), em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG), o Departamento de Teoria Econômica da UFC e o Centro de Estudos sobre Integração e Globalização (CEIM) da Faculdade de Ciências Políticas e de Direito da UQAM.

O colóquio, bem como o acordo de cooperação, se insere amplamente na política da Capes de apoio à internacionalização das pós-graduações e à integração entre os cursos de pós-graduação (MAPP) e graduação. No momento de baixo dinamismo industrial da economia brasileira e nordestina, o evento se torna relevante para além da academia, como os formuladores de políticas públicas.

Fonte: Carlos Américo Moreira, Coordenador do Evento – Fone: 33667435