PROJETO 01:

Políticas Públicas de Geração de Renda e Desenvolvimento: Avaliação dos Impactos do Microcrédito em Fortaleza Este Projeto de Pesquisa, vinculado institucionalmente ao NUMAPP - Núcleo de Pesquisa do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da PRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFC e ao LEPP - Laboratório de Estudos de Políticas Públicas do DED - Depto de Economia Doméstica do CCA - Centro de Ciências Agrárias, assim como, interinstitucionalmente, ao GPOSCES - Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais, Cultura e Economia Solidária do Depto de Ciências Sociais/UFPB, tem como objetivo avaliar experiências gestadas pelos programas de microcrédito em Fortaleza, refletindo acerca de suas ações, limites e possibilidades, bem como quanto aos seus impactos sociais junto a distintos grupos sociais locais diante de um contexto macro-econômico e político, paradoxalmente excludente, norteado pela mundialização do capital, e pela reestruturação e precarização do trabalho. Para tanto, partindo-se da hipótese analítica de que as experiências desses programas seriam mediadas pela cultura, propõe-se analisar os significados atribuídos à idéia de desenvolvimento por distintos agentes institucionais e beneficiários, vinculados às ações dos programas. Sob a perspectiva etnográfica, a pesquisa propõe acompanhar a trajetória institucional, inicialmente, de dois programas de microcrédito, operacionalizados pelo Banco do Nordeste - BNB, diferentemente tipificados no campo das microfinanças e do microcrédito: o Crediamigo, do tipo microcrédito produtivo orientado; e o Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidário-PAPPS, inserido no campo das microfinanças solidárias. Trata-se, antes, de realizar uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, especificamente centrada na análise das representações dos funcionários de distintos níveis hierárquicos do BNB e dos beneficiários dos dois programas, visando formular indicadores de avaliação por meio do estudo comparativo de ambos programas.

Alunos envolvidos: Graduação (5) / Mestrado profissionalizante (1) . Integrantes: Alcides Fernando Gussi - Coordenador / Janaina Pereira - Integrante / Etalina Pereira de Matos - Integrante / Raul da Fonseca Silva Thé - Integrante / Francisca Marcia de Paulo Rodriques - Integrante / Gláucia Furtado Brasil de Almeida - Integrante / Katiane Farias Teixeira - Integrante.

PROJETO 02:

Estudo da Produção Discente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas - MAPP Trata-se de um estudo, quantitativo e qualitativo, sobre a produção discente do Programa de Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas - MAPP, notadamente as dissertações defendidas no período de 2005 a 2011, verificando sua contribuição para a construção de metodologias de avaliação de políticas públicas implementadas, sobretudo, no Nordeste e, especificamente, no Ceará. Este Projeto encontra-se na primeira fase, em que se realiza o levantamento da produção discente em vista a constituir um material bibliográfico em forma de catálogo.

Alunos envolvidos: Graduação (2) Integrantes: Alcides Fernando Gussi - Coordenador / Katiane Farias Teixeira – Integrante/ Luciana Silva Torres – Integrante.